Estudantes da EMEFEI Victória Cômodo Raymundo Fernandes visitam Biblioteca de Itupeva

Notícias

Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da EMEFEI Victória Cômodo Raymundo Fernandes iniciaram nesta semana, o período de visitação à Biblioteca Municipal – órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Turismo e Cultura.

Na ocasião, estudantes do Jardim ao 5º ano, na faixa etária de 4 a 10 anos conheceram o funcionamento deste espaço e foram informados sobre o empréstimo de livros.

Nesta terça-feira, 20 de agosto, os alunos do 1º ano B, acompanhados pela professora Lindaura Maria Almeida dos Santos, participaram de um momento muito agradável na Biblioteca Municipal. “Ocasiões como essa são importantes para os alunos, pois se trata de um complemento de um trabalho realizado em sala de aula, a partir de diversos gêneros textuais, como, por exemplo: contos, gerando enriquecimento e contribuindo para o desenvolvimento de cada criança”, diz.

Conforme cronograma da EMEFEI Victória Cômodo Raymundo Fernandes, 26 turmas estarão presentes na Biblioteca Municipal e a visitação iniciada no dia 19 seguirá até 27 de agosto e cada ‘tour’ tem duração de aproximadamente uma hora.

De acordo com a idealizadora desta ação, a diretora da unidade escolar, Katherine Castello Bertolini, é muito difícil incentivar a leitura em época tecnológica, quando as mídias digitais se tornam mais interessantes do que os livros. “Portanto, nossa escola busca diferentes formas e incentivos para que os alunos e suas famílias tenham acesso à leitura e transformem esse momento em algo especial e prazeroso”, destaca.

Segundo a pedagoga, Cássia Salles e a bibliotecária, Renata Zamami, a dinâmica de contação de histórias exerce a função de despertar o interesse e a curiosidade das crianças pela leitura. “Tão importante para o seu desenvolvimento intelectual e social”, resumem.

 O secretário de Educação, Fábio José de Andrade fez questão de elogiar a iniciativa. “Afinal, é imprescindível ações como essa para estimular a motivação dos alunos para o mundo da leitura, rico em cultura e conhecimento, exercendo um papel fundamental para a formação do cidadão e aproximando, ainda mais, o convívio entre às famílias”, comenta.

Já a secretária de Agricultura, Turismo e Cultura, Valdirene Pavan afirma que a Biblioteca Municipal está à disposição das crianças. “Dando continuidade aos projetos da Casa da Cultura, a ideia é aproximar às crianças da Biblioteca, fortalecendo o acesso à leitura e o convívio familiar neste espaço rico em conhecimento”, finaliza.

 

 VISITA ESTUDANTES BIBLIOTECA (2).jpg

VISITA ESTUDANTES BIBLIOTECA (8).jpg