Ministério da Saúde não repassa vacina Pentavalente e DTP infantil e Itupeva terá desabastecimento nos próximos dias

Notícias

De acordo com nota informativa recebida pela Vigilância Epidemiológica, a partir desta segunda (19) Itupeva estará em estado de desabastecimento das vacinas Pentavalente e DPT infantil. Até que a situação se normalize, uma lista será criada pela Secretaria de Saúde.

“A partir do momento em que o estoque estiver zerado, vamos iniciar a criação de uma listagem com o nome do paciente, nome da mãe, telefone e endereço para que as Unidades de Saúde convoquem as crianças para tomar a vacina, assim que recebermos novas doses”, explicou Monalisa Oliveira Velasco, coordenadora técnica da Vigilância Epidemiológica.

Este quadro de desabastecimento não ocorre apenas em Itupeva, tendo em vista que o Ministério da Saúde não repassou os insumos para os Estados que, consequentemente, não repassaram aos municípios, gerando uma carência em todo o Brasil.

O posicionamento do Ministério da Saúde é o seguinte:

- Sobre a vacina pentavalente: 420.000 doses do laboratório Serum obtiveram a autorização para Baixa do Termo de Guarda dia 05/07. Já as 3.250.000 doses da Biological, o parecer da OPAS foi favorável, mas ainda aguarda os resultados do INCQS;

- Sobre a DTP: Aguardando a Baixa do Termo de Guarda pela Anvisa. Estoque estratégico mínimo está sendo mando por esse Ministério da Saúde;

Segundo a nota, para finalizar, o Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis informa que “o Ministério da Saúde tem envidado todos os esforços possíveis para a regularização da distribuição dos imunobiológicos e vem insistentemente trabalhando conjuntamente com os laboratórios na discussão dos cronogramas de entrega, com vistas a reduzir possíveis impactos no abastecimento desses insumos ao país”.