Encontro no CCI aborda Direitos do Consumidor

Notícias

A Prefeitura de Itupeva, por meio de uma parceria com a Fundação Procon-SP, promoveu na tarde desta quinta-feira, 11 de julho, uma palestra no Centro de Convivência do Idoso (CCI), com o tema “Viva na melhor idade com tranquilidade”, enfatizando os direitos do consumidor.

O encontro contou com a participação das especialistas de Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon-SP, Joana Bernardino Soares e Roobia Massafera. “Nesta palestra abordamos questões sobre transporte, crédito consignado, compras e garantias, revisão de aposentadoria, venda casada e compras pela internet. Além disso, a palestra foi um verdadeiro bate-papo, esclarecendo dúvidas frequentes e do cotidiano do idoso”, explicam.

A responsável pelo Procon Municipal de Itupeva, Viviane do Nascimento destacou a importância da palestra para os idosos. “A blindagem aplicada ao público em questão é fundamental, pois o idoso bem informado é capaz de se proteger contra possíveis fraudes existentes no mercado”, ressalta.

Já a responsável pelo CCI, Cristiane Toledo, afirmou que este tipo de palestra traz segurança aos idosos e seus familiares. “Pois muitas vezes, o público em questão é ludibriado por propostas inadequadas e, por falta de conhecimento, acaba contraindo uma dívida e complicando a própria vida financeira e, por vezes, de seus familiares. Além disso, a palestra é uma grande oportunidade de receber orientação diretamente do Procon, órgão responsável pela defesa do consumidor”, diz.

Presente no encontro, a aposentada e pensionista, Cleusa Cariri, de 66 anos, detalha que a palestra ajuda a esclarecer diversas dúvidas. “Tendo em vista que, muitas vezes o idoso não consegue dizer não durante um contato telefônico ou abordagem direta, mediante a venda de algum produto, empréstimo ou serviço. Portanto, a informação transmitida pelo Procon é imprescindível na atualidade, principalmente pelos direitos que temos e muitas vezes não sabemos”, comenta.

A aposentada Yoshiko Takahashi, de 74 anos, também aprovou o encontro desta tarde. “Afinal, estou precisando de informações, pois tenho enfrentado algumas dificuldades com serviços bancários e de telefonia e tenho a intenção de saber quais são os meus direitos para resolver esses problemas”, afirma.

De acordo com Viviane do Nascimento, o consumidor que se sentir lesado pode procurar o Posto de Atendimento do Procon em Itupeva, localizado na rua Hildebrando Ferraz, 192, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. “Além disso, o Procon dará continuidade às oficinas no CCI, a fim de oferecer informações aos idosos da cidade”, finaliza.

 

CCI-PROCON (2).jpg