Plenária preparatória para Conferência Estadual de Saúde será em abril, no HTPC

A Prefeitura de Itupeva em parceria com o Conselho de Saúde (Comus) convida toda a população itupevense para comparecer na Plenária Municipal de Saúde no dia 3 de abril, às 17h30, no HTPC. O encontro é preparatório para a etapa Macrorregional da 8ª Conferência Estadual e a 16ª Conferência Nacional de Saúde.

“É uma reunião ampliada do Conselho. Pedimos a participação da população, pois nesse encontro, importantes propostas serão discutidas. Um exemplo é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS); com sugestões, podemos conquistar melhorias nessa área”, disse a secretária de Saúde Lucia Checchinato.

Na ocasião, os participantes poderão votar nos delegados para a próxima etapa. Entre os assuntos que serão apresentados, estão os seguintes eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Não é necessário fazer inscrição para participar do encontro.

A primeira etapa municipal aconteceu em 2017 com a 14ª Conferência Municipal de Saúde. O tema foi “A saúde que temos e a saúde que queremos”, e a iniciativa uniu moradores, trabalhadores, gestores e prestadores do SUS (Sistema Único de Saúde) em torno de melhorias para a saúde pública. A etapa Macrorregional será no dia 9 maio, enquanto a Estadual está marcada para junho e a Nacional para agosto.