Copa FBR atrai mais de 900 ciclistas de cidades da região para Itupeva

A primeira prova do ano da Copa FBR Esportes aconteceu em Itupeva e atraiu mais de 900 ciclistas para o município. A largada e a chegada aconteceram na Praça de Eventos da Pedreira. O prefeito esteve no evento ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Dani Marchi e parabenizou os ciclistas e agradeceu à organização pela escolha do município.

“No ano passado a prova foi um sucesso e nesse ano, não poderia ser diferente. Nós temos estradas maravilhosas e que são ideais para esse tipo de prática esportiva. Além disso, a Pedreira é um ótimo espaço para se utilizar”, comentou o prefeito Marcão Marchi.

As competições da FBR Esportes estão entre as mais disputadas do estado. Criada em 2014, atraí competidores de todo o estado. Neste domingo (10), os ciclistas foram divididos em duas categorias, Pró e Sports. Na primeira, o ciclista percorre 53 km, já na Sports, 37 km.

“Teve gente que acordou às 3 da manhã e viajou por mais de 2 horas só para poder participar dessa prova aqui. Eu só tenho que agradecer, pois Itupeva abraçou o evento de uma maneira incrível”, comentou Fernando Bergamini, organizador.

Segundo a organização, estavam presentes ciclistas de Salto, Itu, São Paulo, Cabreúva, Louveira e outras cidades. O ciclista itupevense na melhor colocação foi Michael Henrique, que ficou no local mais alto do pódio na categoria sub-30 e em quarto no ranking geral da prova.

Um stand da Secretaria de Agricultura e Turismo foi montado no espaço e os visitantes receberam o mapa turístico do município.

Superação – Cada categoria é subdividida pela idade de cada ciclista. Há também uma categoria especial para pessoas portadoras de necessidades especiais. O percurso e a dificuldade da prova e o mesmo, mostrando que a superação está acima de qualquer coisa.

“Temos alguns casos de pessoas que possuem apenas uma perna, apenas um braço, enquanto outros tem encurtamento de membros. É muito gratificante para a gente poder receber esse tipo de ciclista, que são os PCD e ver a alegria deles no pódio”, completou Fernando.

“É superação a cada quilômetro. Pensar que alguns anos atrás eu estava em uma cadeira de rodas e hoje estou aqui é bom demais. Completar uma prova desse nível então é a melhor coisa que poderia ter acontecido comigo”, comentou Lucas Pupo, 7º colocado, de Jundiaí.

Participaram do evento, também, a secretária de Agricultura e Turismo, Valdirene Pavan; o secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo e o secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Renato Gonçalves.

Copa FBR 1

Copa FBR 2