Prefeitura apresenta diretrizes ambientais para o Comdema

Notícias

Nesta quinta-feira (10), a Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, realizou a primeira reunião com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), no ano de 2019.

Durante o encontro, realizado no auditório do Paço Municipal, foi apresentado às diretrizes solicitadas pelo conselho durante a campanha do prefeito Marcão Marchi, e que já estão em execução desde o início da gestão.

“Nosso intuito é trabalhar próximo com o Comdema, desde o início de 2017 estamos fazendo ações necessárias e de extrema importância para o Meio Ambiente da cidade. Hoje Itupeva faz parte do MIT (Município de Interesse Turístico), e agora estamos à busca de chegarmos ao patamar de Município de Estância Turística, por isso sabemos que o trabalho bem feito com o Meio Ambiente será um fator determinante”, comentou Renato Gonçalves, secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente. 

Foram apresentados 6 dos 12 itens que vem sendo trabalhado pela secretaria, cada item foi explicado e as dúvidas foram sanadas para os conselheiros. “Sentimos uma melhora e um interesse muito importante da atual gestão com a política ambiental. Nesta reunião a Prefeitura nos mostrou o trabalho que vem fazendo desde o início de 2017, compromissos firmados com o prefeito, em época de campanha, no qual vem sendo colocado em prática mesmo com todos os problemas”, falou Denise Soares, presidente do Comdema. 

O secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente apresentou alguns números importantes, como os 7,6 hectares de terrenos recuperados ambientalmente e 2620 mudas plantadas.

“Hoje não conseguimos mostrar tudo que fizemos nestes dois anos da gestão do prefeito Marcão Marchi, mas conseguimos mostrar ações e programas que estamos trabalhando para a melhoria ambiental, na próxima reunião iremos mostrar os outros itens e discutirmos sobre os assuntos”, completou o secretário.

A reunião também contou com a presença do secretário de Defesa Civil, Marco Antônio Randa. 

A próxima reunião do Comdema está marcada para o dia 12 de fevereiro, no auditório do Paço Municipal, às 9 horas. 

Confira abaixo os itens apresentados na reunião e que já estão sendo executados:

- Comprometimento com a Secretaria de Meio Ambiente nomeando-se Secretário Municipal que seja qualificado nesta área de atuação;
-Ter em alta consideração a questão hídrica do município e efetivar a proteção das nascentes;
- Comprometimento com a implantação do reservatório de água para Itupeva e que seja feito em terreno de titularidade do município, nos moldes dos projetos apresentados na revisão do plano diretor;
- Desativar e recuperar a área do aterro sanitário localizado no bairro do Guacuri;
- Intensificação da fiscalização ambiental de indústrias poluidoras;
- Implantação da fiscalização efetiva para o parcelamento irregular do solo;