Sucen coleta larvas e pede ajuda da população no combate aos mosquitos

Desde o ano passado, a Prefeitura de Itupeva realiza ações de combate à mosquitos, principalmente o Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Somente no ano passado, mais de 8 mil residências foram vistoriadas. Agora, a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) fez a coleta de amostras de larvas, que serão enviadas para análise.

“Esse trabalho de combate deve ser feito a todo instante. Qualquer material que possa acumular um pouco de água, já pode se tornar um criadouro de mosquitos. Solicitamos que a SUCEN viesse para Itupeva e desse este apoio, vendo a situação de perto”, comentou o prefeito Marcão Marchi.

A gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Gilmara Breda, vem acionando a Sucen deste a semana passada e na última terça (6), a equipe da UVZ esteve em uma reunião com a equipe técnica da Sucen, que definiu onde seriam feitas as coletas.

Colocando o planejado em prática, nesta quarta (7) as equipes estiveram no Santo Antônio I, Santo Antônio II, Jardim Tuiuti, Jardim Pérola e Nova Itupeva. Estes bairros foram escolhidos por serem os com mais registros de reclamação no 156, canal de Comunicação entre a Prefeitura e o munícipe.

“Vamos levar a amostra para análise e na sequência passaremos um relatório para a Secretaria de Saúde. A principio a população precisa ajudar e colaborar com a situação”, explicou Antônio Roberto Corsetti, encarregado da Sucen.

“Fomos questionados por algumas pessoas sobre o fumacê. É importante ressaltar que essa ação só pode ser feita com a autorização da Superintendência de Controle de Endemias e, no momento, ainda não temos esta liberação”, acrescentou Lúcia Checchinato, que acompanhou a ação.

Confira algumas dicas de prevenção:
- Cobrir caixas d’água e evitar o entupimento de calhas;
- Não deixar pneus expostos ao tempo e nunca permitir o acúmulo de água dentro deles;
- Esvaziar garrafas, baldes e latas. Guardá-los em local coberto;
- Lavar semanalmente com buchas, sabão e água corrente os recipientes destinados à alimentação dos animais domésticos;
- Limpeza de terrenos e desobstrução de canaletas.