Consciência Negra: Prefeitura de Itupeva promove atividades culturais

Em uma iniciativa inédita, a pedido do prefeito Marcão Marchi, a Prefeitura de Itupeva planejou e montou um cronograma com diversas atividades que serão realizadas na Semana da Consciência Negra. As ações começam no dia 9 de novembro (sexta) e seguem até dia 21 (quarta). A organização é da Secretaria de Educação e Cultura.

“É preciso usar este momento para refletirmos sobre o sofrimento, a luta e as conquistas dos negros. Há tempos eu vejo que Itupeva não recebia e não organizava nenhum evento para esta data específica. Todos estão convidados para participar das atividades”, comentou o prefeito Marcão Marchi.

As comemorações têm início na sexta-feira (9), na abertura oficial, que acontece no Paço Municipal, às 17h30. Já no sábado (10), às 19h, o SBRI recebe o concurso Miss Beleza Negra, onde podem se inscrever mulheres negras itupevenses. As inscrições começam no dia 15 de outubro, na Casa da Cultura. Serão aceitas apenas as 20 primeiras interessadas.

Dando continuidade às ações, do domingo (11), das 9h às 12h, acontece um Campeonato de Capoeira na Chácara do Abobrinha. O encerramento acontece dia 21 (quarta), das 19h às 21h30, no Parque da Cidade.

História - Palmares, hoje, é o símbolo da luta do movimento negro. Esse núcleo de resistência foi formado no início do século 17, por 40 negros foragidos e reunia diversos quilombos. Durante quase 100 anos, Palmares sofreu constantes ataques de holandeses e portugueses. Conta a história que Ganga Zumbi foi o penúltimo rei do maior quilombo de que se tem conhecimento no País.

Ele acabou sendo morto pelo sobrinho Zumbi, que não aceitou o acordo feito pelo tio com os portugueses, prometendo que os quilombolas (habitantes do quilombo) colocariam um fim no rapto de negros ainda escravizados pelos fazendeiros. Zumbi liderou uma resistência heroica que acabou com a destruição do quilombo e a sua morte, em 20 de novembro de 1695, data que foi escolhida para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra.