Outubro Rosa: Prefeitura promove ações para prevenção do câncer de mama

O cuidado com a saúde das mulheres é intensificado no mês de outubro em todo o Brasil, por meio da campanha Outubro Rosa. Criada para prevenir o câncer de mama, a ação tem total apoio da Prefeitura de Itupeva, que já definiu o cronograma de atividades para combate da doença em todo o município.

“Quando assumimos o governo, descobrimos que os exames de mamografia não estavam sendo feitos há um bom tempo. Isso não pode acontecer, pois o diagnóstico precoce pode evitar o agravamento da doença e aumentar as chances de cura. Foi por isso que criamos o programa Saúde em Dia, que foi responsável por realizar mais de 300 exames em um curto espaço de tempo. As mulheres foram atendidas no bairro ou região onde moram, graças ao consultório móvel que nós viabilizamos", destacou o prefeito Marcão Marchi.

A abertura da campanha será dia 4 (quinta), às 14h, no Espaço HTPC, com a palestra ‘Aprendendo um pouco mais sobre o câncer de mama’, ministrada pelo mastologista Rodrigo Brandão. Durante todo o mês, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) também vão receber ações.

No dia 20 (sábado), as ruas da região central da cidade serão tomadas pela cor rosa, em uma ação promovida pela Prefeitura de Itupeva. Nesta data está programada uma caminhada em conscientização ao Outubro Rosa.

O percurso de 5 km terá largada e chegada no Parque da Cidade, que abrigará ainda serviços do programa Saúde em Dia, como o consultório móvel para exames de mamografia, aferição de pressão, orientações básicas e Práticas Integrativas (como Reiki, Cromoterapia e Tabagismo).

No dia 24 (quarta), também no Parque da Cidade, haverá um aulão de zumba/ritmos, das 19h às 21h. Todas as pessoas que forem participar devem usar uma camiseta rosa. Não haverá cobrança de ingresso.

Agendamentos - Caso você tenha exame de mamografia marcado e necessite de mais informações, basta entrar em contato pelo telefone 156 ou diretamente na UBS mais próxima da residência. Os telefones da Secretaria de Saúde são: 4591-2483, 4593-2371 ou 4591-8123.