Creas promove oficina sobre racismo no futebol

Notícias

Por conta dos últimos acontecimentos com relação ao preconceito contra os negros, principalmente no âmbito do esporte, a Prefeitura de Itupeva por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, desenvolvidas no Creas, promoveu uma palestra com o tema racismo no futebol.

“Entendemos que uma das missões do programa de medidas socioeducativas em meio aberto é a formação para a cidadania. Por este motivo, escolhemos trabalhar o tema racismo, vinculado ao futebol, por estarmos em período de Copa do Mundo”, comentou Aline Alves, secretária de Desenvolvimento Social.

O objetivo foi mostrar e tentar entender mais sobre o preconceito contra o negro, analisando a história, e como isso ainda está impregnado nas atitudes cotidianas.

A atividade contou com a participação de cinco adolescentes, com idade entre 15 e 18 anos, e consistiu no compartilhamento de impressões acerca do futebol, seguido pela exibição de vídeos que retratavam situações vividas por jogadores brasileiros. Os adolescentes também realizaram a leitura de dez casos de racismo no futebol que aconteceram em todo o mundo.

Após a apresentação dos conceitos, os participantes discutiram abertamente sobre os casos de racismo e a discriminação da torcida contra os jogadores, repugnando esse tipo de comportamento.

A oficina foi coordenada pela educadora social, Letícia Araújo e pela estagiária, Priscila Gonçalves.