Saúde em Dia: prefeito acompanha exames no Santa Fé

Nesta quinta-feira (28), o prefeito Marcão Marchi esteve no bairro Santa Fé para acompanhar a realização de exames de mamografia no consultório móvel, como parte do programa “Saúde em Dia” criado este ano pela Prefeitura de Itupeva. Ele estava acompanhado da secretária de Saúde, Lúcia Checchinato.

“Nossa meta é zerar a fila de exames. Com muito trabalho e dedicação, estamos fazendo todo o possível para colocar a saúde em dia e oferecer qualidade de vida para os munícipes. Inclusive, contratamos cardiologista e oftalmologista, que já estão atendendo na rede municipal”, comentou o prefeito.

O programa teve início sábado (23), quando o consultório móvel esteve no Parque da Cidade. Desde segunda-feira (25), o caminhão equipado com mamógrafo está na rua João Sábio Gonçalves, no estacionamento ao lado do Corpo de Bombeiros - fica ali até sexta (29). Até o momento, já foram realizados quase 150 exames.

“É um programa que está nos deixando bastante satisfeitos, pois estamos conseguindo atender a uma demanda da população. A região do Santa Fé tinha uma demanda grande pelos exames, por isso trouxemos o consultório móvel para cá. Depois, vamos para o Rio das Pedras”, explicou a secretária.

Programa de saúde bucal para pessoas com deficiência é destaque em Itupeva

Prefeito conquista convênios para saúde e infraestrutura

Moradora do Ana Luíza, Lúcia Donizete Santos, elogiou o programa. “Achei maravilhoso, o atendimento foi ótimo! Você não precisa se deslocar para outra cidade”.

Paula Muniz de Almeida Lima, do Pacaembu I, destacou a praticidade. “Para mim foi ótimo, muito mais prático para vir. Antes eu ia para Jundiaí e era mais difícil, já que dependo de ônibus. Gostei mesmo, fui muito bem atendida”.

Também residente no Ana Luíza, Maria de Jesus Brito Santos ficou satisfeita: “Fui chamada e achei muito bom o atendimento. Deu tudo certo”.

Prevenção - No Brasil, o câncer de mama representa a principal causa de morte por neoplasias malignas em mulheres. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que quase 60 mil mulheres podem ser acometidas pela doença só neste ano. A mamografia é o principal exame para a detecção precoce da doença, o que aumenta consideravelmente as chances de cura e recuperação da paciente.

Agenda – O próximo local a receber o programa ‘Saúde em Dia’ será o bairro Rio das Pedras, nos dias 11, 12 e 13 de julho. Já entre 16 e 19 do mesmo mês, os exames serão feitos na região central. Todos os atendimentos do ‘Saúde em Dia’ são realizados com agendamento feito pela Secretaria de Saúde com base nas informações de cada UBS (Unidade Básica de Saúde). Mais informações podem ser obtidas nas UBS ou pelo número 156. Os telefones da Secretaria de Saúde também estão à disposição: 4591-2483, 4593-2371 ou 4591-8123.

Prefeito saude em dia 2

Prefeito saude em dia 1