Ação rápida da Guarda Civil Municipal impede furto e prende acusado

Notícias

O patrulhamento comunitário realizado nos bairros de Itupeva pela Guarda Civil Municipal (GCM) conseguiu recuperar eletroeletrônicos e outros bens de uma residência que havia acabado de ser furtada, na manhã desta terça-feira (15). Um homem que mora em Sorocaba foi preso em flagrante pelos guardas e outros dois estão sendo procurados. Quem tiver informações do paradeiro destes suspeitos deve fazer contato pelos telefones 153 (GCM), 190 (PM) ou 181 (Polícia Civil).

A ação começou depois que a GCM recebeu denúncia de que uma residência no Jardim Brasil estaria sendo furtada. Ao chegar ao local, a equipe que estava em patrulhamento nas proximidades surpreendeu os bandidos. Dois deles conseguiram fugir a pé se embrenhando na mata, enquanto o terceiro usou um veículo Honda Civic, placas de São Paulo, para escapar. 

O GCM Seola e o subinspetor Nonato iniciaram o acompanhamento do veículo, com apoio dos GCMs Fidêncio e Rodrigues. O subcomandante da corporação, José Augusto Gonçalves Alves, rapidamente posicionou viaturas na saída da cidade pela rodovia Vice-Prefeito Hermenegildo Tonoli, na tentativa de surpreender o criminoso. A iniciativa surtiu efeito imediato. 

Próximo à Praça do Milênio, onde as viaturas aguardavam o Honda Civic, o motorista tentou fugir pela contramão, jogando o veículo no canteiro central. Um dos pneus estourou com a pancada na guia e o carro foi rapidamente cercado pelos guardas. 

“As ações para combate deste tipo de delito foram intensificadas e, com a ajuda da população, recebemos informações precisas do crime. Quando os cidadãos de bem trabalham junto com as forças de segurança, a criminalidade não tem vez”, comentou o subcomandante Gonçalves. 

Bens recuperados – Além da prisão em flagrante, foram recuperados pela GCM dois aparelhos de tevê, videogame X-Box, monitor para computador, laptop, perfumes, tênis e roupas, entre outros. De acordo com informações da vítima e de testemunhas, os objetos que estavam no carro seriam de outra residência – vizinha à casa em que os guardas localizaram os criminosos. 

O morador da residência onde os suspeitos foram flagrados afirmou na delegacia que não houve tempo para que os pertences fossem levados graças à ação rápida da GCM. “Tudo ficou na garagem, eles não conseguiram colocar no carro”, afirmou a vítima, que teve a identidade preservada. 

O acusado foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Itupeva, onde permanece neste momento em interrogatório do delegado Adalberto Ceolin. Já foram iniciadas as investigações para descobrir quem são os outros dois criminosos que teriam participação no furto.

 

 GCM Furto

Acusado foi interceptado pelos guardas quando tentava sair da cidade

 

GCM Furto3

 Eletroeletrônicos e outros bens foram todos recuperados pela GCM de Itupeva