Prefeitura promove Dia Mundial da Reciclagem nesta quinta-feira (17)

A Prefeitura de Itupeva promove nesta quinta-feira (17), por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, uma programação especial para comemorar o Dia Mundial da Reciclagem.

Na data, instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) para promover a reflexão sobre as questões ambientais e o consumismo, haverá uma programação que inicia logo às 9h da manhã, com a palestra educativa sobre temas de reciclagem e com a presença dos mascotes “Replante, Reuse e Recicle”, na Apae Itupeva. A palestra será realizada também no período da tarde, às 14h.

Ainda na parte da manhã, os mascotes visitam o Paço Municipal e vão distribuir panfletos sobre o tema para a população. A programação ainda inclui discussões sobre reciclagem em sala de aula, ação promovida pela Secretaria de Educação e Cultura.

Desde o início de 2017, a Secretaria promove palestras, oficinas e demais atividades, incentivando a população a desenvolver ações socialmente justas, ambientalmente corretas e economicamente viáveis em prol do desenvolvimento sustentável. Só no ano passado, foram plantadas pelo menos 3.200 árvores, divididas em duas áreas de recomposição florestal (preservação permanente) e 300 mudas plantadas em campanhas de educação ambiental nas escolas e áreas públicas. Também foram criados convênios para descarte de lâmpadas residenciais, equipamentos eletrônicos e óleo de cozinha.

Sala Verde – No início deste ano foi inaugurada a Sala Verde, espaço que fica na Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, com móveis e objetos confeccionados com base na reciclagem, sustentabilidade e nos '5 R's, usando as cores verde, amarelo, vermelho, azul e marrom para fazer um link com a identidade do sistema de reciclagem, nacionalmente conhecido. O local pode ser visitado por munícipes, estudantes e interessados na reciclagem de materiais.

O telefone para mais informações é o 4591-3522.

Dia Munial Reciclagem