Plano Diretor do Parque da Mina começa a ser elaborado

Notícias

Desde que se tornou Município de Interesse Turístico (MIT), a Prefeitura de Itupeva tem buscado novos parceiros e elaborado projetos para ampliar o turismo na cidade. O primeiro grande projeto por meio do MIT foi a liberação de R$ 385 mil do Governo do Estado para início das obras do Parque da Mina - local de lazer que será construído na antiga Mina de Tungstênio existente no bairro.

Nesta sexta-feira (13) teve início o processo de formalização do Plano Diretor do Parque. Na Emefei Bairro da Mina, representantes da Secretaria de Agricultura e Turismo, do Instituto Embu de Sustentabilidade, a arquiteta Patrícia Akinaga (responsável pelo projeto) e presidentes das associações de moradores daquela região participaram do encontro, que serviu para apresentação de mapas, identidade do parque, futuros atrativos e troca de ideias para elaboração do plano.

“Essa reunião é o primeiro passo para o Plano Diretor começar a caminhar. Nós temos um projeto, mas precisamos ouvir a população da região. Este parque será de todos vocês”, comentou o secretário Marcos Brunholi, ao conversar com os moradores.

“Esse plano traz uma série de colocações para o futuro parque no bairro. Estamos começando um novo processo, ouvindo as demandas dos moradores”, falou Patrícia Akinaga.

Conforme explicou a arquiteta, o Plano Diretor do Parque da Mina tem prazo para ser concluído até o final de julho deste ano.

“Hoje conhecemos um pouco sobre o projeto. Escutávamos muita coisa, mas o plano precisa deixar bem claro o que será feito no local. Outras reuniões devem acontecer para que outros moradores também possam ser ouvidos”, falou a artista plástica Giovanna Cardin.

A reunião também contou participação da turismóloga Rita Bonequini.

Elaboracao Projeto Mina 1

Elaboracao Projeto Mina 3

Elaboracao Projeto Mina 4

Elaboracao Projeto Mina 5