Queijos Itupeva é certificado com o S.I.M., que permite comercialização nacional de produtos de origem animal

Estabelecimento é o segundo do município a receber o registro no Serviço de Inspeção Municipal

Queijos Itupeva é certificado com o S.I.M., que permite comercialização nacional de produtos de origem animal

Na manhã desta terça-feira (7), Rafael Galvão, diretor da Queijos Itupeva, esteve no Paço Municipal para receber o Título de Registro no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.). O estabelecimento é o segundo do município a receber o título, que foi regulamentado por lei em 2022, mas entrou em vigor apenas neste ano, após ajustes na legislação.

O prefeito Rogério Cavalin, ao lado do secretário de Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Geraldo de Campos Neto, e dos servidores da Pasta, receberam o diretor e entregaram em mãos o documento, que conta com equivalência ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), permitindo a comercialização nacional de produtos de origem animal.

“A gente fica muito feliz, porque vocês representam Itupeva e agora isso vai para o Brasil inteiro. É uma alegria muito grande estar entregando esse título, que é o segundo do município”, celebrou o prefeito, que aproveitou para parabenizar a equipe responsável pelo trabalho.

Já Rafael comemorou a conquista do título e destacou a importância: “Primeiramente agradecer a Deus, né? Destacar a nossa luta de buscar, trabalhar certo, entregar toda a documentação que precisa. E também agradecer muito a vocês, porque essa gestão é que fez acontecer, né? Obrigado mesmo, porque é algo que nós almejamos já há muitos anos. E isso é um marco para nós, um ‘ouro’, muito importante, estamos muito felizes”.

O secretário da Pasta explicou que, embora já houvesse legislação desde 2022 (Lei Complementar 515, regulamentada em 2023 pelo Decreto 3.592), o S.I.M. não havia sido colocado efetivamente em prática ainda, algo que a secretaria se empenhou para fazer.

“Felizmente conseguimos colocar em prática e agora temos a felicidade de entregar o título ao segundo estabelecimento de Itupeva, que tem nosso reconhecimento e meus parabéns. Tenho certeza de que muitos outros vão conquistar esse documento”, completou.

O título de Registro do Serviço de Inspeção Municipal está sujeito aos termos das Leis Federais 1.283/1950 e 7.889/1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal; e a lei complementar 552/2024, que atualiza e amplia a lei 515/2022, que criou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Itupeva — responsável por fiscalizar e garantir a qualidade sanitária dos produtos de origem animal produzidos no município.

O primeiro estabelecimento a receber o título no município foi o Apiário Nona Emília, no último dia 27 de julho, durante o evento do Dia do Agricultor.

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.