Maio Laranja começa com palestra para profissionais da rede

Maio Laranja começa com palestra para profissionais da rede

A campanha Maio Laranja, que tem como objetivo conscientizar e combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, teve início nessa segunda-feira (12) em Itupeva.

Com um encontro no Cine Teatro, a Prefeitura de Itupeva reuniu servidores da Rede, das mais diversas secretarias. Entre eles estavam profissionais da rede de educação, saúde, desenvolvimento social, APAE, AEE, Centro CAIO, Conselhos, ONGs, Conselheiros Tutelares de Cabreúva, instituições parceiras e Sociedade Civil, com o grupo Insanos Moto Clube.

O prefeito Rogério Cavalin esteve no evento, ao lado do vice-prefeito Isaque Messias, e comentou sobre a importância de políticas públicas com esta temática. “A Prefeitura precisa continuar com ações que já faz e assumir o seu protagonismo para realizar campanhas em proteção das nossas crianças e adolescentes. Desde o início temos articulado, estabelecendo novos fluxos e realizado diversas ações. Quando se tem Prefeitura, Ministério Público e Conselho Tutelar unidos por uma causa, o trabalho vai funcionar e vai ser diferenciado. E assim tem sido”, disse ele.

Alessandro Freitas, presidente do Conselho Tutelar, também comentou sobre a campanha. “Num mundo ideal nosso desejo é que não precisássemos fazer esse tipo de campanha. Mas, já que é necessário, é preciso unir forças e combater a exploração e o abuso infantil. Considero como ser Conselheiro Tutelar quase como um chamado”, disse ele.

Palestra
Uma palestra de Robson José Candiani Mota, Conselheiro Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, marcou o início da campanha em Itupeva.

Robson é gestor público e especialista na área da infância e adolescência, com uma trajetória marcada pelo comprometimento com os direitos humanos e com a assistência social, especialmente na defesa de crianças e adolescentes, causa na qual atua desde 1995.

Para ele, é preciso tratar todos os meses como Maio Laranja. “Não estamos falando de uma história que começou há 50 anos. Estamos falando de uma história, no Brasil, que começa na mudança para o novo continente, há mais de 500 anos. É uma coisa histórica. Por isso precisamos lembrar que essa não é uma ação que deve acontecer somente neste mês. É o ano todo, todo dia, toda hora. Precisamos encorajar as famílias e a sociedade para fazer a denúncia pois os principais abusos acontecem dentro de casa, com pessoas em vulnerabilidade, que são as mais suscetíveis”, disse ele.

Durante a palestra foram abordados os três pilares do Maio Laranja que neste ano são: Mobilização Social, um chamado para ação sensibilização de massa; Pauta técnica que qualifique o debate para boas práticas em rede de proteção e, por fim, a Incidência Política para articular a mudança.

A vereadora Ju Albuquerque também marcou presença no evento.

Ações nas Escolas Estaduais
As ações de conscientização também serão levadas às escolas estaduais de Itupeva, com palestras voltadas ao público adolescente mediadas pela equipe técnica do CREAS e Conselho Tutelar. A agenda inclui:
• 12/05 – 14h30 – E.E. José Polli,
• 13/05 – 13h30 – E.E. Márcio Borges,
• 14/05 – 10h40 – E.E. Monsenhor,
• 15/05 – Horário a confirmar – E.E. Manoel,
• 16/05 – 09h30 – E.E. Monsenhor,
• 19/05 – Horário a confirmar – E.E. Anchieta.

Além disso, haverá dois encontros específicos com professores e profissionais da rede estadual no HTPC, no dia 20, às 14h, e no dia 22, às 15h.

18 de maio – Dia Nacional de Combate
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), será promovido um evento especial no Parque da Cidade, a partir das 9h.

A programação conta com:
• Caminhada de conscientização,
• Atendimento com orientações da rede de proteção (Conselho Tutelar, CREAS, CRAS),
• Contação de histórias,
• Apresentações Culturais e Esportivas.

 

WhatsApp Image 2025-05-14 at 17.09.13

 

WhatsApp Image 2025-05-14 at 17.09.14

 

WhatsApp Image 2025-05-14 at 17.09.12 (2)

 

WhatsApp Image 2025-05-14 at 17.09.12

 

WhatsApp Image 2025-05-14 at 17.09.12 (1)

 

WhatsApp Image 2025-05-14 at 17.11.58

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.