Junho Verde: Caminhada Ecológica recolheu mais de 300 sacos de lixo
Grupo percorreu via Paschoal Vicentini até a Estação Monte Serrat

No último sábado (28), um animado grupo de quase quarenta pessoas se reuniu no bairro do Quilombo para realizar a primeira Caminhada Ecológica de Itupeva. Organizado pela Venda do Quilombo, restaurante Nova Estação Quilombo e Prefeitura de Itupeva, o evento uniu uma atividade saudável - a caminhada - e uma sustentável, com os participantes recolhendo o lixo no percurso.
“Agradeço a presença e a participação de todas nesta caminhada, que tem uma grande importância como uma ação de sustentabilidade e também para inspirar outras pessoas”, agradeceu o vice-prefeito Isaque Messias.
A caminhada iniciou pelo Quilombo e seguiu pela Via Paschoal Vicentini, fazendo a coleta de lixos em geral, como garrafas, embalagens, entre outras.
O grupo também fez uma parada em uma clareira, próxima de onde ficava a hidrelétrica no Rio Jundiaí, que foi desativada há mais de 50 anos. Jaqueline Leite, da Secretaria de Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, aproveitou para falar um pouco sobre a importância da educação ambiental, dar orientações e dicas sobre preservação.
Algumas horas depois do início, no entanto, a caminhada foi encerrada na Estação do Monte Serrat, antes do destino final do percurso, na Praça da Pedreira, porque a coleta de lixo foi tão grande que o grupo ficou sem sacos de lixo. Ao todo, foram recolhidos mais de 300 sacos de lixo no percurso.
“Ainda que encerrada antes, foi muito produtiva e proveitosa, caminhamos alguns quilômetros e recolhemos muito lixo. Acho que se todo mundo tiver essa consciência, fizer a sua parte, teremos uma cidade muito mais limpa e sustentável”, destacou o vice-prefeito Isaque.
Também participaram da caminhada o vereador Osvando e a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Claudiana Pereira.