Equipe da Saúde realiza reunião para alinhar fluxo de atendimento do Núcleo V.I.V.A.

Encontro reuniu profissionais de diferentes áreas para discutir protocolos, atendimento multiprofissional e fornecimento de equipamentos especializados para pessoas com deficiência

Equipe da Saúde realiza reunião para alinhar fluxo de atendimento do Núcleo V.I.V.A.

Nesta terça-feira (9), a Secretaria de Saúde realizou uma reunião técnica multiprofissional para alinhar o fluxo de implantação e o funcionamento do Núcleo V.I.V.A. (Vida, Inclusão e Valorização com Acessibilidade), voltado ao atendimento das pessoas com deficiência no município. 

Durante a reunião, a equipe discutiu o fluxo de atendimento que será adotado pelo município, a análise do protocolo multiprofissional estabelecido para os atendimentos e o estudo de casos relacionados ao processo de fornecimento de cadeiras de rodas adaptadas, órteses, próteses e outros equipamentos de tecnologia assistiva.

O encontro também permitiu alinhar a atuação integrada dos diferentes profissionais envolvidos no acompanhamento dos usuários, garantindo que cada caso seja avaliado de forma individualizada e receba o suporte adequado conforme suas necessidades.

A proposta é assegurar não apenas o acesso aos equipamentos prescritos por indicação médica, mas também o acompanhamento especializado para adaptação correta dos recursos ofertados, promovendo mais autonomia, inclusão e qualidade de vida aos pacientes atendidos pela rede municipal de saúde.

Além dos aspectos físicos relacionados à mobilidade e acessibilidade, o modelo de atendimento prevê suporte multiprofissional envolvendo áreas como assistência social, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e acompanhamento médico, fortalecendo o cuidado integral oferecido à população.

Participaram do encontro a diretora de Saúde, Simone Farias Jardim; a coordenadora da Regulação de Vagas da Saúde, Danúbia de Almeida Cavalcante; a coordenadora do SESNUTRI, Janaína Januário; a assistente social Lígia Regina Binoti; a terapeuta ocupacional Priscila Marianne Nogueira Fernandes; e o fisioterapeuta Eduardo Carvalho Nogueira.

Sobre o Núcleo V.I.V.A.

Instituído como política pública municipal no final do último mês, o Núcleo V.I.V.A. (Vida, Inclusão e Valorização com Acessibilidade) foi criado para ampliar e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência física, motora, intelectual, sensorial e às pessoas ostomizadas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Itupeva.

O programa tem como objetivo garantir acesso humanizado e especializado aos serviços de avaliação, prescrição e dispensação de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção e materiais para estomias, por meio de uma equipe multiprofissional capacitada e de protocolos específicos para acompanhamento dos usuários.

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.