Em reunião com Secretário Estadual da Pessoa com Deficiência, prefeito busca investimentos para inclusão no município

Nos últimos meses, a Prefeitura implementou vários serviços voltados a PCDs.

Em reunião com Secretário Estadual da Pessoa com Deficiência, prefeito busca investimentos para inclusão no município

Nesta quinta-feira (15), o prefeito Rogério Cavalin, juntamente com a secretária interina de Desenvolvimento Social, Eliana Alencar, e a diretora da Pessoa com Deficiência, Dayane Bandeira, estiveram em São Paulo, onde se reuniram com o Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa para discutir projetos de acessibilidade, inclusão e investimentos em esportes paralímpicos em Itupeva.

O prefeito apresentou demandas específicas da cidade relacionadas à melhoria da acessibilidade, além de propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas para pessoas com deficiência.

Durante a reunião, também foi debatida a possibilidade de investimentos estaduais em atividades esportivas paralímpicas no município, ampliando o acesso ao esporte como ferramenta de inclusão, desenvolvimento social e qualidade de vida para a população com deficiência. 

Vale destacar que Itupeva já conta com o PEPT - Projeto Esporte Para Todos, criado pela professora Jane Bergantin e realizado pela Prefeitura, é vinculado à Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, com o objetivo de garantir espaço para prática esportiva e implantação de atividades físicas adaptadas para pessoas com todos os tipos de deficiências. 

“Nosso compromisso é trabalhar para que a inclusão aconteça de forma efetiva, com ações concretas. Essa reunião é um passo importante para estreitar os laços com o Governo do Estado e garantir que Itupeva avance cada vez mais nas políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência”, afirmou o prefeito Cavalin.

WhatsApp Image 2025-05-15 at 14.20.56

Ações

Nos últimos meses, Itupeva recebeu vários serviços voltados ao atendimento de PCDs.

  • Diretoria da Pessoa com Deficiência: Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, a diretoria é responsável por planejar, executar e acompanhar políticas públicas de inclusão, realizando atendimentos, acolhimentos e orientações às pessoas com deficiência e seus familiares.
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE): Inaugurado em janeiro de 2025, o AEE oferece suporte a alunos da rede pública municipal com profissionais especializados, proporcionando atendimento inclusivo e de qualidade.
  • Centro de Acolhimento, Inclusão e Orientação (CAIO): Atende crianças nas áreas de psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, pedagogia e terapia ocupacional, promovendo o desenvolvimento e bem-estar dos atendidos.
  • Residência Inclusiva: Em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Políticas Sociais, a Residência Inclusiva oferece acolhimento para jovens e adultos com deficiência em situação de dependência, com estrutura adaptada e equipe especializada.
  • Redução da jornada de trabalho do servidor público do qual seja dependente PCD: A Lei Complementar nº 564, de 27/02/2025, permite a redução de até 30% da jornada de trabalho dos servidores públicos municipais que tenham sob sua responsabilidade dependentes PCD, sem prejuízo da remuneração e sem necessidade de compensação de horário.
Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.