Um novo Portal da Transparência para Itupeva

A partir de 2017, a Prefeitura de Itupeva vai garantir aos cidadãos o direito de monitorar a utilização da verba pública da maneira como deve ser feita: com a máxima transparência.

Até então, o Portal da Transparência no município apresentava apenas arquivos em PDF. Nos últimos anos, entretanto, o espaço sequer foi atualizado. A iniciativa, agora, é para que qualquer pessoa possa verificar toda a execução orçamentária e financeira de Itupeva.

Para que isso seja possível, no entanto, alguns passos precisam ser dados. O primeiro deles é a mudança da plataforma usada atualmente pelo portal da Prefeitura de Itupeva. Mais moderna, responsiva e interativa, a página na internet vai facilitar a vida das pessoas no que diz respeito às informações do poder público municipal.

O segundo passo é organizar as informações já existentes no Portal da Transparência e também recuperar os dados dos últimos quatro anos, que não eram atualizados: Despesas, Receitas, Convênios, dados sobre Servidores etc.

Para que os dados possam ser verificados pela população, copiados e até compartilhados, toda a estrutura do Portal da Transparência precisa ser melhorada. É o que os técnicos da Prefeitura tem feito desde o primeiro dia útil de trabalho neste ano.

O decreto 2818, de 2 de janeiro de 2017, também determina a verificação de todas as contas do município num prazo de 90 dias, pois não houve reuniões de transição entre o governo passado e a nova administração.

Os testes no Portal da Transparência já estão sendo feitos e assim que toda a auditoria das contas do município for concluída, esta ferramenta estará à disposição dos cidadãos com grande destaque no site da Prefeitura.

A comunicação deste ato será feita de maneira oficial e com grande repercussão para que toda a população tenha ciência e possa usufruir desta ferramenta assim que desejar.

A nova administração da Prefeitura de Itupeva está trabalhando para recuperar o município e também torná-lo modelo de seriedade e transparência.