Prefeito participa de encontro com jovens na Câmara Municipal

Valorizar a juventude e garantir que ela tenha acesso à educação, formação profissional, emprego e renda são os desafios de todos os municípios brasileiros. Em Itupeva, a união de esforços entre a Prefeitura e a Câmara Municipal tem resultado em ações concretas voltadas à parcela mais jovem da população. Nesta sexta-feira (11), por exemplo, pelo menos 50 jovens participaram de um encontro na Casa de Leis, com o prefeito Marcão Marchi e a vereadora Ana Paula Marciano, para comemorar o Dia Municipal do Jovem Aprendiz.

Aprovada pelo Legislativo, a data foi idealizada pela vereadora Ana Paula Marciano, pelo presidente da Câmara Municipal, Eri Campos, e pelo vereador Edicarlos Candiani Luna com base na Lei de Incentivo à Contratação dos Jovens Aprendizes. Será celebrada no município todo dia 12 de agosto, que também marca a comemoração do Dia Internacional da Juventude.

“Se as crianças são o futuro do nosso País, vocês jovens são o presente. Por isso estamos trabalhando para buscar caminhos e alternativas voltadas à oportunidade de emprego e renda para vocês. Desde o início do ano, oferecemos cursos profissionalizantes, conseguimos 40 vagas do curso técnico de Administração em parceria com o Centro Paula Souza, programas de recolocação no mercado de trabalho e estamos criando leis de incentivo para atrair novas empresas. Para mim, a vontade de fazer vale mais do que dinheiro e isso não vai faltar em nosso governo”, disse o prefeito.

Encontro Joven Texto 2

A conversa teve duração de 90 minutos e os jovens puderam conversar e esclarecer dúvidas. “Quando um jovem está trabalhando, ele está longe das drogas, ajudando na renda familiar, estudando... Não importa o cargo ou a profissão, sempre será um orgulho para os pais e familiares”, ressaltou a vereadora, Ana Paula Marciano.

Para Sami Mansour, a lei tem tudo para dar certo, mas, todos precisam estar focados no projeto. “O papel do município é fiscalizar e sensibilizar as empresas a cumprirem a lei, que foi aprovada com o objetivo de colocar os jovens no mercado de trabalho”, comentou.

Encontro Joven Texto

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) foi representado pela a assistente de atendimento às empresas, Mayara Souza, que comentou ser este o momento dos jovens. “O cenário econômico não está fácil, estamos em um momento de transição. Mas é o momento dos jovens, que precisam buscar novos conhecimentos. A bola está com vocês”.

Jovens participativos – Para os jovens, o encontro foi de esclarecimento e extrema importância. “Pudemos tirar nossas dúvidas e acredito que dará certo, pois colocará os jovens no mercado de trabalho”, comentou Natan Augusto, estudante de Direito.

“Precisamos de fato dessas atitudes para incluir o jovem no mercado de trabalho, o jovem trabalhando, esquece das drogas, e pode ajudar a família financeiramente, quando merecem precisamos parabenizá-los, temos que voltar a acreditar nos nossos políticos”, falou Claudia Ramos, estudante de contabilidade.

Participaram do ato, também, o presidente da Câmara, Eri Campos, o vereador Ezequiel Alves, e o assistente de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Pedro Neto.