Itupeva dá mais um passo para garantir investimentos no turismo

Ações e investimentos voltados ao turismo em Itupeva fazem parte de um plano estratégico criado pelo prefeito Marcão Marchi para a retomada do desenvolvimento econômico, da geração de empregos e renda no município. Desde o início deste ano, a Prefeitura de Itupeva tem buscado auxiliar as famílias itupevenses com a formação profissional gratuita, feita por meio de cursos oferecidos na cidade, e também atividades e eventos que fomentem a vinda do turista e o comércio local. Na próxima terça-feira (15), às 10h, um novo passo neste caminho para a recuperação da cidade será dado pela nova administração municipal.

A Política Municipal de Turismo e o Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Itupeva serão debatidos com a população em audiência pública, marcada para a Câmara Municipal. O projeto de lei complementar número 472, de autoria do prefeito Marcão Marchi, é fundamental para que a cidade possa se tornar um MIT (Município de Interesse Turístico).

“A aprovação dessa lei será fundamental neste processo, pois havia apenas essa pendência. O objetivo é apresentar a Política Municipal de Turismo e o Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Itupeva para a Assembleia Legislativa de São Paulo no sentido de pleitear o MIT”, destacou Marcão Marchi.

A Secretaria de Agricultura e Turismo tem feito convite aos agricultores, empresários e a população em geral para participação na audiência. A Câmara Municipal fica na rodovia Vice-Prefeito Hermenegildo Tonoli, 725, Conjunto Industrial Belville.

Estrutura – De acordo com o secretário de Agricultura e Turismo, Marcos Brunholi, para solicitar o título de Município de Interesse Turístico, Itupeva teve de comprovar a aptidão para o setor. Entre as exigências na lei, estão: possuir meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística, capacidade de atender a população fixa e flutuante, abastecimento de água e coleta de resíduos sólidos.

Os municípios também devem ter o Conselho Municipal de Turismo criado por lei especifica e aprovada pela Câmara dos Vereadores. Após a apresentação do projeto de lei, feita por meio de um deputado, a documentação da cidade é encaminhada à Secretaria Estadual de Turismo.

A pasta e os técnicos avaliam a validade da proposta. Se for aprovada, a secretaria informa a Assembleia que pode votar o projeto. Aprovado o projeto, ele é encaminhado ao governador, que o sanciona como lei.

Cidade turística - Itupeva tem ótima localização, pois fica a 70 km de São Paulo e fácil acesso às principais rodovias do Estado. Recebe em média 7 milhões de turistas por ano no Complexo Turístico do Serra Azul - só perde no Brasil em número de visitantes para a cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba (SP).

O prefeito Marcão Marchi tem buscado alternativas para valorizar o turismo itupevense. Em reunião com o deputado Herculano Passos, em julho, ele solicitou recursos para serem aplicados em Itupeva, aumentando o número de pessoas que visitam a cidade e atraindo novos turistas, principalmente para a região rural do município.

Itupeva também conta este ano com um novo mapa turístico, feito numa parceria entre a Secretaria de Agricultura e Turismo e o Comtur (Conselho Municipal de Turismo). O mapa conta com pontos e locais de atrativos turísticos, guia de alimentação e hospedagem, informações de serviços úteis e texto da história do município.